É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social.
Reune tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de crianças que, por razões físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade de inserção e participação na vida social.
A atuação do Terapeuta Ocupacional está intimamente ligada ao fazer humano.
Ele trabalha para que a criança possa se desenvolver e adquirir habilidades, bem como minimizar perdas, e dar a cada criança uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento neuropsicomotor
Avaliação Funcional e Desempenho Ocupacional – capacidade funcional é o aspecto fundamental no conceito de independência, que facilita a realização de atividades cotidianas, das mais simples às mais complexas. Estas atividades são indicadores relevantes para avaliar se a criança está apta ou não para realizar as atividades e papéis ocupacionais que lhe serão solicitadas, como: escrita, autonomia nos cuidados diários e outras atividades.
Integração Sensorial e Avaliação – busca integrar, regular e modular todos os sistemas sensoriais (visual, auditivo, gustativo, olfativo, tátil, vestibular e proprioceptivo).
Terapia Ocupacional Cognitiva – o modelo de reabilitação cognitiva em T.O. visa melhorar a participação de crianças com comprometimento cognitivos. Observa-se que estas funções estão relacionadas ao autocontrole, atenção seletiva e sustentada e manipulação de ideias,.
A terapia ocupacional está ligado ao fazer humano. Um momento para criar e produzir.
Contato
Posts recentes
Para conhecer mais sobre terapias, bem-estar, qualidade de vida e crianças
Vencendo a seletividade alimentar no autismo
reabkids / Fonoaudiologia, Lifestyle, Terapia Ocupacional / 0 Comment
Psicomotricidade – aspectos básicos para entender suas vantagens
reabkids / Fisioterapia, Terapia Ocupacional / 0 Comment